Detalhes do Produto

 
Venda de Bandeira do Amazonas

BANDEIRA DO AMAZONAS

A bandeira do Amazonas é um dos símbolos oficiais do Amazonas, um estado do Brasil. Foi adotada por ocasião da Lei nº 1513 de 14 de janeiro de 1982.

Seu desenho consiste em um retângulo de proporção largura-comprimento igual a 15:21 dividido em três faixas horizontais de mesma largura nas cores branco, vermelho, branco. Há no canto esquerdo superior um cantão azul sobre a faixa branca na qual há 25 estrelas brancas de cinco pontas na qual uma destas está sempre coltada para a parte superior. As estrelas estão dispostas do seguinte modo: duas linha, uma na parte superior e uma na inferior com oito estrelas cada. Há ainda mais oito estrelas dispostas em duplas em posição vertical entre as linhas superior e inferior de posições iguais à primeira, terceira, sexta e oitava estrelas. No centro há uma estrela de tamanho maior que as demais.

As 25 estrelas no canto esquerdo superior representam os 25 municípios em que se dividia o estado em 4 de agosto de 1897. A estrela maior representa a capital, Manaus. As duas faixas brancas na horizontal representam esperança e a faixa vermelha, as dificuldades superadas.

Na bandeira amazonense, ao branco e azul somou-se o vermelho (que pode ser interpretado em relação à época de preparação da bandeira), exatamente para que fosse levada aos campos de combate em Canudos, no ano de 1897, pelo batalhão militar amazonense (atual Polícia Militar do Estado do Amazonas), que se integrou às forças dos demais estados naquela luta.