Detalhes do Produto

 
Venda de Bandeira da Paraíba

BANDEIRA DA PARAÍBA

A bandeira da Paraíba foi adotada pela Aliança Liberal em 25 de setembro de 1930, por meio da lei nº 704, no lugar de uma antiga bandeira do estado, que vigorou durante quinze anos (de 1907 a 1922). A bandeira foi idealizada nas cores vermelha e preta, sendo que o vermelho representa a cor da Aliança Liberal e o preto, o luto que se apossou da Paraíba com a morte de João Pessoa, presidente do estado em 1929, e candidato à vice-presidência do Brasil.

A palavra "NEGO" que figura na bandeira é a conjugação do verbo "negar" no presente do indicativo da primeira pessoa do singular, remetendo à não aceitação, por parte de João Pessoa, do sucessor indicado pelo então presidente do Brasil, Washington Luís. Posteriormente, em 26 de julho de1965, a bandeira rubro-negra foi oficializada pelo governador do estado, Pedro Moreno Gondim, através do Decreto nº 3919, como "Bandeira do Négo" (à época ainda com acento agudo na letra "e").

O preto ocupa um terço da bandeira; o vermelho, dois terços. Existem movimentos correntes hoje em dia que tentam mudar a bandeira do estado assim como o nome da capital paraibana, ou ao menos recuperar a nomenclatura da capital e a bandeira originais, pois foram alterados na época da morte do político João Pessoa, morte esta que causou grande comoção em todo o país, levando a visíveis manobras políticas durante o primeiro governo de Getúlio Vargas.


 

Tel/Fax: (22)2527-5467 - (22)2527-3298
E-mail: abs@bandeira.ind.br / bandeira@bandeira.ind.br
Rua Rosa Ribeiro, 229 - CEP: 28633-450
Conselheiro Paulino - Nova Friburgo - RJ - Brasil
ABS - Fábrica de Bandeiras - © Todos os direitos reservados
Criação de sites - Agência Digital