Detalhes do Produto

 
Venda de Bandeira do Paraná

BANDEIRA DO PARANÁ

A bandeira do Paraná é um dos símbolos oficiais do estado, ao lado do brasão e do hino e foi oficializada por força do decreto estadual nº 8, de 9 de janeiro de 1892, data da emancipação política do município de Piraquara, e tinha em seu centro o escudo do estado, que foi oficialmente usado até1905. O projeto foi apresentado pelo cidadão Manuel Correia de Freitas numa sessão da Assembleia Legislativa do Paraná de 3 de julho de 1891 e o desenho foi executado pelo artista Paulo de Assunção.

Aprovada pelo decreto-lei estadual nº 2.457, de 31 de março de 1947, é composta de um retângulo verde cortado por uma faixa diagonal branca, que descende da esquerda para a direita. Sobre a faixa, no centro, aparece em azul, a esfera do Cruzeiro do Sul. Corta a esfera, uma faixa branca com a inscrição "Paraná", em maiúsculas de verde. Circundam a esfera, pelo lado direito, um ramo de pinheiro, e pelo esquerdo, um ramo de erva-mate.

É uma das poucas bandeiras estaduais no Brasil que não possuem em nenhuma parte as cores preta, vermelha e amarela — geralmente associadas à guerra, ao luto, ao sangue e às riquezas minerais — na sua composição.

Cada um dos elementos e cores da bandeira possui um significado próprio:

O verde representa as florestas exuberantes que cobriam boa parte do território paranaense no final do século XIX.
O branco simboliza o espírito pacífico do povo paranaense.
O azul é a cor do firmamento.
O círculo central azul corresponde a uma imagem da esfera celeste, inclinada segundo a posição astronômica da cidade de Curitiba da noite de 29 de agosto de 1853, data em foi assinada lei imperial nº 704 que aprovou a emancipação política da província do Paraná, fato histórico que a desmembrou da então província de São Paulo.
Todas as estrelas têm 5 pontas. As estrelas não têm o mesmo tamanho; elas aparecem em 3 (três) dimensões: de primeira, segunda e terceira grandezas, ao contrário da bandeira do Brasil. Estas dimensões não correspondem diretamente às magnitudes astronômicas como aparecem no firmamento mas estão relacionadas com elas. Quanto maior a magnitude da estrela maior é o seu tamanho na bandeira.


As cinco estrelas do Cruzeiro do Sul que aparecem na bandeira paranaense são:


Alfa crucis (Estrela de Magalhães);
Beta crucis (Mimosa);
Delta crucis (Pálida);
Gama crucis (Rubídea);
Epsilon crucis (Intrometida).


A faixa branca está relacionada ao Trópico de Capricórnio, que corta o Paraná ao norte, embora na verdade a faixa branca da bandeira estadual é apenas um lugar para a inscrição "Paraná" em maiúsculas.
Os ramos de araucária e erva-mate, representados na bandeira, são os principais produtos econômicos do Paraná.


 

Tel/Fax: (22)2527-5467 - (22)2527-3298
E-mail: abs@bandeira.ind.br / bandeira@bandeira.ind.br
Rua Rosa Ribeiro, 229 - CEP: 28633-450
Conselheiro Paulino - Nova Friburgo - RJ - Brasil
ABS - Fábrica de Bandeiras - © Todos os direitos reservados
Criação de sites - Agência Digital